segunda-feira, 2 de março de 2009

A FRANJA BRANCA DA LUZ

MARCELO NOVAES





A primeira água do pote
nasceu do ventre
da terra, e eu logo
percebi o que se
passara.




Rezei à Nossa Senhora do
Cobre, pedi a Ela um certo
amor seco opaco morno,
da espécie de zelo que
toca o pó.




Pedi-Lhe paz
para suportar
vazios, entrevendo o
frio, até que a verdadeira
escolha surgisse.




Nada de extra
-ordinário.



Suportar o
tédio, sem apelação
ou sub-terfúgio.




Entreguei o ar pesado
à própria gravidade,
rezei à gravidade,
considerei o barro
como matéria
-prima do
amor.




Procurei pela palavra
ainda não expressa, e
ela dormia em meu
plexo, como pirata
de um olho
só.




Com o outro olho
procurei por grãos de
turmalinas-virtudes
-negras, em meio às
ilusõesde antigas e
douradas glórias.




O ouro é o território
do enfado, e dos
infartados.




Vi o vôo de dezessete
pássaros em torno de
um único caniço de junco,
enquanto ouvia as vozes
dos antepassados, e de
todos os meus íntimos,
em volume baixo.




Compreendi a fantástica
esfera de lava e fogo que
mora na boca do
estômago.




Sentado, beijei minha própria
face machucada, dentro de minha
respiração: corpus et animus, molde
e fôlego, meu torrão de terra natal.




"Que meus hábitos não des
-figurem o sopro, nem o
barro".




Foi então que me vi
trançando, em-mim
-mesmo, cesta de vime
carregando memórias
de ventos e bisavós.




Ouvi o choro dentro
das costelas de todos
que esbravejaram
comigo, um dia.



Procurei pelo mistério
acobreado, o mistério do chão
roxo acobreado.



E levantando o rosto
com meu olho cego
de pirata, enfim,
divisei a franja
branca da
luz-prata.

Um comentário:

  1. Olá,querido!
    Que maravilha,me deliciei com esse poema
    Sucesso. Beijos
    Cibele

    ResponderExcluir